Moo Business Cards



O site moo não é novidade nenhuma para os mais atentos (para os outros ficam a saber que é baicamente um site para imprimir de tudo em poucas quantidades e especialmente através do flicker ou outros sites "web 2.0), a novidade é que finalmente disponibilizaram a impressão de cartões de visita tradicionais, com impressão de 2 faces!

Com cerca de 20€ podem encomendar 50 cartões de visita sem limites de cores, com base em qualquer imagem bitmap que tenham, e no caso de quererem fazer cartões à maneira podem imprimir o verso com nova imagem (ou seja, podem deenhar o cartão na totalidade). Óptimo para jovens designers ou criativos, que não tenham muito dinheiro para investir no ínicio da actividade... aliás, assim que acabar a minha nova imagem gráfica irei mandar fazer uma remessa para mim!

Já em grandes quantidades poderá ser outra história, 500 cartões ficam por cerca de 160€ (estou a falar de valores com portes), o que é próximo do valor dos últimos cartões que fiz para o Rezingão numa gráfica nacional (embora tenha sido apenas um lado, por isso, talvez compense na mesma)... não sei, tenho de arranjar mais orçamentos quando chegar a uma altura em que consiga dar saída a 500 cartões (ou para o próximo cliente).

http://www.moo.com/

Cradle to Cradle


Bem, já passaram algumas semanas desde o último post... infelizmente ou felizmente, estive completamente centrado nas avaliações finais do meu curso, daí a ausência completa de novos trabalhos ou outros entulhos mentais :P

Seja como for ainda não acabou a odisseia das belas-artes, mas gostava de recomendar um livro que pelo passar das águas já li há algum tempo. É uma leitura obrigatória para todos aqueles que têm fortes preocupações ambientais (da sobrevivência da nossa sociedade será mais correcto dizer), principalmente o pessoal que desenha produtos de consumo.

Cradle to Cradle apresenta uma "nova" perspectiva sobre a questão da sustentabilidade e dos resíduos, pura e simplesmente fazendo a - não tão ingénua como parece à primeira vista - sugestão prática de "eliminar o conceito de lixo". A ideia é simples e tem como base o funcionamento da natureza, e os autores sugerem que a sociedade de consumo se reverta o impacto negativo que tem ecologicamente, para passarmos a contribuir para o bem estar do nosso eco-sistema (basicamente todo o mundo).

Parece apenas demagogia mas basta mudarmos os materiais que usamos para criar o nosso mundo material. É defendido que apenas devemos produzir materiais que no fim da sua vida útil constituam "nutrientes técnicos" ou "nutrientes biológicos", ou seja, que se biodegradem e consequentemente alimentem solo, plantas, fungos, etc... ou materiais que consigamos aproveitar para criar novos objectos sem a perca das suas qualidades. Para estes materiais serem viáveis os produtos não podem ser fabricados em vários materiais misturados e difíceis de separar, que é exactamente o problema da reciclagem actual (no livro chamado de "downcycling" porque o resultado desta só pode ser usado para produtos de segunda categoria, devido à mistura de materiais), mas sim de uma verdadeira reciclagem em que uma garrafa se torne novamente uma garrafa (de notar que falo de plásticos e outros, visto que o vidro e os metais no geral não perdem qualidades).

Mas mais do que apresentar teorias, os autores mostram soluções que eles próprios encontraram e algumas apesar de ainda não perfeitas segundo os seus critérios, são admiráveis pela forma como põe em causa a necessidade de fazermos algo que seja insustentável. Maior exemplo da aplicabilidade destas teorias é o próprio livro, feito de fibras plásticas 100% recicláveis, tintas e colas não tóxicas que se lavam apenas com água a temperatura elevada, o que o tornam um objecto que quando tivermos de o deitar, se pode transmutar facilmente num novo livro. Ah, e não esquecer, é à prova de água "para o poderem ler na banheira" :P


A cópia que li era da biblioteca da FBAUL mas podem comprá-lo facilmente na Amazon ou outra loja porque o preço é acessível. O único defeito que lhe encontrei foi um esbatimento da tinta nas zonas de dobra da lombada após algum uso e transporte em mala, mas nada que não aconteça aos actuais livros...

Megalithica Ebora

Inaugurou (finalmente) no Domingo passado a exposição Megalithica Ebora, no Convento dos Remédios em Évora. Como algumas pessoas já saberão esta exposição foi resultado da cooperação entre a Câmara Municipal de Évora e os alunos de arqueologia (2006/2007) da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, nos quais estou incluindo :P

Apesar da demora (a exposição esteve mais de ano e meio na forja) e apesar da parcialidade que tenho por ser parte do esforço devo dizer que fiquei muito bem impressionado com o resultado final e com a qualidade de muitos dos meus colegas, inédita no panorama museológico português em alguns casos. Devo começar por dar os meus parabéns ao Valter e à Ana pelo trabalho gráfico que embrulhou todos os conteúdos e tornou-se uma peça por si próprio desta exposição, grande qualidade a começar pelo logotipo até à concepção espacial ;)


Depois há que destacar as várias maquetas a começar pelo Templo de Diana, as cenas quotidianas do mesolítico e neolítico e os mapas de relevo que mostram toda a região de Évora e assinalam os seus monumentos.


Quanto à minha participação, devo dizer que ainda bem que não tenho problemas de protagonismo LOL Apesar de terem sido planeadas para terem mais de meio metro de altura, como as desenhei em vector foram facilmente inseridas no grafismo da exposição num formato menor que entendo perfeitamente dada a falta de espaço para o que estava pensado :P Mas fiquei satisfeito na mesma, até porque foram desenhadas a pensar na sua inclusão no grafismo dos meus colegas e para mim isso era o mais importante (estão no topo das imagens seguintes).


Mas melhor que fotografias, que a propósito foram todas da autoria do Valter (podem encontrar mais em MegalithicaEbora) seria darem um pulinho a Évora e verem a exposição em pessoa, para aprenderem mais ou visualizarem aquilo que já sabem, sobre a pré-história e a época romana no alto Alentejo. A entrada é gratuita é claro ;)

Ficam alguns links sobre esta expo:
http://www.cm-evora.pt
http://dianafm.com
http://diariodosul.com.pt