Caprica



Estreou ontem nos EUA o 2º episódio, ou melhor o primeiro depois do piloto, de Caprica, um spin-off da série Battlestar Galactica (a nova) passado 52 anos antes do início da anterior história.

Em vez de batalhas no espaço temos antes um imersivo mundo futurista onde acompanhamos a criação dos Cylons e desvendam-se mais pormenores sobre os eventos que levaram à série principal.

Normalmente os spin-offs costumam ser versões rascas da série mãe, mas neste caso tal como parecia estar prometido nos trailers e por aquilo que vi no episódio piloto promete várias horas de bom entretenimento.

Mais em
http://www.syfy.com/caprica

a maior equipa criativa





Amanhã a Ray Gun festeja 4 anos e vamos durante todo o dia oferecer ideias no Facebook e Twitter, 4 por hora entre as 10h e as 20h.

Mas queremos mais, mais problemas, dilemas e complicações (mas nada de problemas com sogras!) para resolver e mais criativos para nos ajudarem a termos as melhores ideias possíveis!

Convidem todos os amigos e comemorem connosco em http://www.facebook.com/raygun.lx

Fica também o meu primeiro trabalho de motion design, o showreel com alguns dos melhores trabalhos da agência. Espero que gostem e apareçam amanhã para festejar!

Coração de Maria



Uma primeira experiência com a mesa gráfica Bamboo Fun da Wacom que comprei há uns dias.

Ao contrário da experiência que tive com uma arcaica Graphire 2 há uns anos, que passou longos meses a apanhar pó, desta vez e como tinha esperanças que acontecesse, gostei da resposta da caneta e das funcionalidades de toque, entre um touchpad de um notebook e um interface de smart phone. O único senão é que por a resolução ser limitada (pelo preço só podia) não tem uma precisão por ai além no que diz respeito à curvatura e posição das linhas que desenhamos, mas para isso tem mesmo que ser uma gama mais alta...

Mas acendeu de novo umas ideias antigas que assim se tornam mais fáceis de materializar :D

EVIL


Há alguns anos que tenho em mente comprar uma boa reflex digital, visto que ando a desperdiçar 2 anos de cadeira de fotografia da faculdade e tudo o que aprendi na Canon T70 a rolo, da minha mãe.

Tinha na minha cabeça comprar uma das série D da Nikon mais baratas nos próximos meses e começar na desforra dos últimos 3 anos que só tive a minha Coolpix 7600 já avariada, até que li um artigo interessante na WIRED...

Supostamente, as novas máquinas EVIL (Electronic Viewfinder Interchangeable Lens) são tão boas ou melhores que as DSRL de gama baixa/média, com uma vantagem que deita por terra as segundas, são bem mais pequenas e bem mais leves, até ao ponto de caberem num bolso sem fazer enchumaço de maior.

Trocando a sigla por miúdos, a ideia é simples, bastou deitar fora o sistema de espelhos que vigora desde as antigas SLR (dai o nome reflex) e perder o visor em favor do LCD generoso e implementar objectivas de 3/4 para ajudar à miniaturização. De notar que existem adaptadores para usar objectivas normais!

Existem poucos modelos para já e que saiba, por cá só temos as Panasonic PIXMA e as Olympus Pen. Pessoalmente apaixonei-me pela Olympus da imagem, inspirada nas antigas Pen e dai o ar retro. Já a encontrei por cá a cerca de 650€, embora esteja esgotada em algumas lojas.

Tendo em conta a opinião da WIRED (e de outras fontes que pesquisei) e pesando o facto de ser difícil andar com um mono como uma D, acho que estou convencido da minha primeira máquina digital decente e com o tamanho da mesma não duvido que ande muitas vezes com ela na mala!

Artigo sobre EVIL VS DSLR:
http://www.wired.com

Site Oficial da PEN:
http://www.olympus.pt/consumer/pen_start.htm

molespobre



"Aqui no Brasil designers não tem condições de bancar moleskines. Sempre temos que improvisar com blocos de rascunhos com espiral, ou usar páginas versas de documentos. Até um guardanapo nos é útil (Hans Donner que o diga). Pensando nestas pobres criaturas que ofereço um tutorial de um caderno aos padrões de moleskine utilizando materiais ridiculamente baratos. Eis o Molespobre."

É impossível não rir, ainda que neste momento mesmo em Portugal a questão possa não ter muita piada. Simples e inteligente, bom design Pedro!

Pessoalmente, para caderno de desenho prefiro os Windsor & Newton LOL

Vejam o tutorial em:
http://www.pedrobiz.com/index.php?/diversos/molespobre/

tendências para 2010



É sempre interessante sabermos quais sãos as "tendências" que se vão impingindo aos consumidores, nem que seja para sabermos o que não devemos seguir, pelo menos só por ser colocado como moda.

fonte > brief do lombo