tipos populares



Por alguma razão estranha, nunca ninguém me tinha informado que os Cadernos de Tipografia era gratuitos e estavam disponíveis online, sempre tinha presumido que aqueles a que tive acesso eram fotocópias piratas de uma edição paga... mas estava enganado, visto que estão quase todos em http://tipografos.net/cadernos/index.html

Esta pequena introdução serve para não só aconselhar os incautos como eu a aproveitarem uma boa leitura, essencial para profissionais ou apaixonados do design, mas também foi num destes cadernos que vi a referência ao projecto Tipos Populares Brasileiros.



Basicamente é um projecto que arrancou academicamente com o objectivo de preservar os tipos de letra populares que povoam as ruas do Brasil, em placas, nas paredes, nas montras e noutros locais e o resultado são vários tipos de letra interessantes (outros nem tanto para mim pessoalmente) que têm muito mais personalidade que as fontes gratuitas do mesmo género que são usadas em muitos designs, sendo que estas são igualmente grátis.



É pena que cá em Portugal não se faça o mesmo, seja por falta de bons tipógrafos com tempo para o fazer ou por falta de respeito pela cultura popular portuguesa. Aliás, a falta de respeito pela cultura visual nacional é bem patente pela falta de boas publicações (que tenham mais que texto teóricos e imagens pequenas) que sejam úteis para designers, ilustradores e artistas portugueses.

Mas voltando ao assunto, para verem e fazer o download de todos os tipos populares brasileiros digitalizados no âmbito deste projecto sigam o link:
http://www.tipospopulares.com.br/wptipos

laudamus vita


"Desde 1982 quando os Pink Floyd e o realizador britânico Alan Parker lançaram o filme musical "The Wall", baseado no seu próprio álbum, que nenhuma outra banda tinha embarcado num esforço desta dimensão, muito menos uma banda independente. "

É esta a premissa por trás de Laudamus Vita, o filme/álbum que ocupou os Easyway desde 2007 e que depois do pré-lançamento em Dezembro de 2009 no Super Bock em Stock e do lançamento do CD/DVD no início do mês, teve direito a não uma mas duas sessões de cine-concerto no passado dia 20 de Maio no Cinema Alvaláxia.

O objectivo desta premissa não é como já pude ler online, comparar os Easyway aos Pink Floyd (pessoalmente e não querendo ofender ninguém, é uma banda que me diz muito pouco em termos de gosto), mas sim mostrar que há três décadas que uma banda não se atrevia a aventurar-se no cinema, tirando os casos de alguns videoclips que podem ser praticamente considerados curtas-metragens, cujo exemplo óbvio é o Thriller de Michael Jackson.

Importante também é reforçar a ideia de "uma banda independente", que dá ainda mais valor a este resultado final, principalmente se tivermos em conta que desde 2007 que os americanos Angels and Airwaves, banda de Tom DeLonge (Blink 182) vêm a anunciar Love, uma longa-metragem/album que supostamente estreará no Outono de 2010 (já foi adiada várias vezes). É ainda mais evidente o mérito dos Easyway ao conseguirem em menos tempo, com menos meios, principalmente financeiros, completarem este filme antes de uma banda com muito menos constrangimentos e uma máquina de produção profissional.

Mas voltando a Laudamus Vita, posso dizer que conhecendo a banda desde praticamente o inicio, sempre esperei um bom resultado a nível musical e mesmo já tendo visto alguns capítulos do filme aquando da promoção/concurso que foi feito para o Super Bock em Stock (cujo objectivo era ordenar os capítulos), quando finalmente pude ver o filme completo fiquei agradavelmente surpreendido.





Antes de mais o filme foi inteligentemente dividido em capítulos, cada qual com a sua música e apesar do que se pudesse esperar a divisão não prejudica nem o enredo, nem o ritmo do filme, bem pelo contrário, funciona perfeitamente como uma verdadeira banda sonora.

Isto não significa que as músicas percam quando ouvidas sem o suporte do filme, porque enquanto experiência musical consegue ser mais coerente, que por exemplo American Idiot ou 21st Century Breakdown dos Greenday, que também partem de uma premissa de storytelling, sendo que pessoalmente considero que acabam por não ser 100% felizes, pois ao ouvi-los, tenho a tendência para saltar músicas em vez de os ouvir como um todo, algo que não acontece com Laudamus Vita, onde houve a dificuldade acrescida de ser pensado para um filme e ainda assim sobreviver sozinho.

Sobre o filme só posso afirmar que há muita produção nacional de séries e telenovelas, que pode aprender muito com esta experiência a todos os níveis, quer a nível de fotografia, motion design e acima de tudo a nível da representação, que ao contrário de muito produto de TV e cinema nacional, com actores-estrelas nunca parece falso, nem teatral mas sim, ao bom estilo do cinema americano, presenteia-nos com uma credibilidade de personagens e de cenas, transporta-nos para uma narrativa e não para o "visionamento de cenas" de um guião. Tenho também de frisar, que me surpreenderam com as cenas de CGI em 3D, principalmente depois de ver nos créditos que também foi o Danilo que teve mãos nelas.

Quanto ao cine-concerto de dia 20 no Alvaláxia (que teve direito a sessão-dupla devido à primeira ter esgotado por completo dias antes), posso dizer que foi uma experiência diferente e que obviamente gerou alguma estranheza, pois além de pessoalmente não ter o hábito de ver concertos sentado e mesmo apesar de já ter visto o filme, o que aconteceu foi que houve alturas em que me esqueci de que estava um filme a passar atrás da banda e outras que me esqueci que a banda lá estava a tocar ao vivo.





Devo admitir que enquanto concerto preferi o showcase de lançamento na FNAC do Chiado e enquanto filme gostei de o ver como tal isolado, no entanto e como nova experiência gostei bastante e tenho a certeza que todos os que tiveram o prazer de lá estar, vão ter uma memória para a vida, digna de contar aos filhos durante uma partida de xadrez...

Mais em:
http://www.easywayrock.com

mtat e não só





Já há uns anos que não via os More Than a Thousand ao vivo, provavelmente a última vez foi em Campolide há mais de 6 anos. Por isso e mesmo apesar de alguma falta de vontade de ir, estive ontem no concerto de lançamento do novo álbum no Musicbox.

E de facto as minahs reticências com o espaço tinham alguma razão de ser, porque a razão de ter perdido uma boa parte de Hills Have Eyes, foi a fila enorme e lenta que se criou à porta, porque ao que parece aquilo é um clube fino em que até te revistam com detector de metais à porta. Sinceramente não gosto de medidas de segurança paranóicas e completamente desnecessárias e ainda gosto menos de "discotecas" elitistas, onde tentam cobrar 5€ por meio copo de vodka com sumo de marca branca e 2€ significam uma imperial.

Voltando ao tópico, Hills Have Eyes estiveram dentro daquilo que ja esperava deles, o que é muito positivo, mas tive uma bela surpresa com os Men Eater, gostei bastante do som que me faz pessoalmente lembrar The Haunted (pelo menos nas vocalizações) e From Autumn to Ashes. Bom som, boa atitude e bom espetáculo ao vivo, já lhe pedi o álbum para digerir em casa...

Claro que a noite era mesmo dos More Than a Thousand e claramente compensaram a chaga da entrada. De facto não é por acaso que são das melhores bandas europeias do género e apesar de estarem bem mais pesados (o que é bastante positivo na minha perspectiva) de álbum para álbum continuam a ter um som original e pouco visto, principalmente no que diz respeito às vocalizações do Vasco. A energia aumentou notoriamente desde o inicio ao fim da prestação deles e o único senão foi que soube a pouco, mesmo com o direito a músicas antigas.

O único senão é que agora que o Cabrita está numa banda pesadona como sempre quis, está mais poser que nunca! LOL (um abraço pah!)

O novo albúm, Make Friends and Enemies vai estar à venda amanhã em todas as lojas, nomeadamente na FNAC como seria de esperar. Aproveitem e quem queira passar pelo Chiado pode também ver o showcase dos Easyway e comprar o novo deles também! ;)

PS: Não coloquei vídeo de Hills Have Eyes porque não há nenhum com qualidade de som que faça justiça ao live ou à gravação.

Visitem
http://www.myspace.com/morethanathousand
http://www.myspace.com/meneaterdoom
http://www.myspace.com/hillshaveeyesmusic