tipos populares



Por alguma razão estranha, nunca ninguém me tinha informado que os Cadernos de Tipografia era gratuitos e estavam disponíveis online, sempre tinha presumido que aqueles a que tive acesso eram fotocópias piratas de uma edição paga... mas estava enganado, visto que estão quase todos em http://tipografos.net/cadernos/index.html

Esta pequena introdução serve para não só aconselhar os incautos como eu a aproveitarem uma boa leitura, essencial para profissionais ou apaixonados do design, mas também foi num destes cadernos que vi a referência ao projecto Tipos Populares Brasileiros.



Basicamente é um projecto que arrancou academicamente com o objectivo de preservar os tipos de letra populares que povoam as ruas do Brasil, em placas, nas paredes, nas montras e noutros locais e o resultado são vários tipos de letra interessantes (outros nem tanto para mim pessoalmente) que têm muito mais personalidade que as fontes gratuitas do mesmo género que são usadas em muitos designs, sendo que estas são igualmente grátis.



É pena que cá em Portugal não se faça o mesmo, seja por falta de bons tipógrafos com tempo para o fazer ou por falta de respeito pela cultura popular portuguesa. Aliás, a falta de respeito pela cultura visual nacional é bem patente pela falta de boas publicações (que tenham mais que texto teóricos e imagens pequenas) que sejam úteis para designers, ilustradores e artistas portugueses.

Mas voltando ao assunto, para verem e fazer o download de todos os tipos populares brasileiros digitalizados no âmbito deste projecto sigam o link:
http://www.tipospopulares.com.br/wptipos

Sem comentários:

Enviar um comentário