trabalhos académicos


Acabei na quarta-feira passada a última tese da minha licenciatura em Design de Equipamento e comecei a pensar, vou deixar os meus trabalhos no pc e na sala de cada um dos professores a apanhar pó? Nah!

São todos trabalhos que levaram entre 14 e 16, por isso não são nada de genial mas talvez sejam uma boa ajuda para o pessoal aprender um pouco sobre os temas ou para os meus novos colegas iniciarem os seus trabalhos (nem que seja pelas minhas bibliografias, que são normalmente extensas). Atenção! Nada de copiar, até porque os trabalhos estão online para os professores detectarem essa situação. E se quiserem citar ou mesmo que só o leiam o mínimo que podem fazer é colocar-me na vossa bibliografia (com o link para o trabalho de preferência). Se me derem o crédito podem usá-los à vontade (mais umas vez, copiar só citando!).

Peço desculpa pela fraca qualidade gráfica de alguns, mas deveu-se aos prazos apertados e ao facto de já não ter os originais para fazer uma boa compressão do PDF.

Assim, segue a lista:

Estética

Mais Que Turner (2003)
(uma introdução ao conceito de sublime e de infinito através da pintura romântica de William Turner)

Infinito & Fim (2006)
(interpretação do quadro de Turner, Quillebeuf, Foz do Sena comparando-o à escultura Luta entre Pantera e Veado de Barye, ambas peças da colecção Gulbenkian. Relações entre a subliminidade e a noção da fugacidade da vida humana face ao infinito e à violência da natureza)

História da Arte/Arqueologia

Stonehenge (2006)
(interpretação do "monumento" megalítico de Stonehenge)

Anta do Monte Abraão (2007)

(análise arqueológica da Anta do Monte Abraão e do restante Complexo Megalítico de Belas, composto pela Anta da Estria, Pedra dos Mouros e Galeria Coberta do Pego Longo)

Forma Visual

Degas, Retrato de Henri Michel-Lévy (2006)
(análise da pintura de Degas, através de parâmetros teóricos de forma visual (e da arte e design em geral), como composição, luz e cor...)

Sociologia

Museu Nacional de Arqueologia (2008)
(análise dos serviços educativos do museu e do seu papel sociológico na educação e formação da comunidade que o envolve)

Tecnologias do Design/Engenharia de Materiais

Fotodegradação (2005)
(acerca do processo de fotodegradação e da forma pouco honesta como algumas empresas utilizam o termo biodegradação em seu lugar, de uma forma desonesta e enganadora para os consumidores. Especial atenção ao impacto deste processo sobre os plásticos)

Biodegradação (2008)
(uma explicação dos processos de biodegradação, biocatálise e bioremediação, termos que estão envoltos em muitos mal-entendidos e alguma desinformação intencional por parte da indústria. Informação acerca de plásticos biodegradáveis e algumas considerações finais acerca daquilo que deveria ser o futuro dos materiais em nome da sustentabilidade da sociedade humana e da reversão do nosso impacto sobre o ecossistema, no sentido da acção humana como fonte de prosperidade ecológica)


Para breve estão dois relatórios em formato flash (Palácio Nacional de Queluz e Museu Martins Correia) que têm ainda de ser montados em html e postos na web para poderem ser vistos.

3 comentários:

  1. olá tiago...estou a ver se começo a fazer o meu blog e ocorreu-me vir ver o teu!tal como a página de net...Estão mto bem apresentados, como já estava à espera! Bem, bom trabalho e boa sorte!

    maria joão negrão

    ResponderEliminar
  2. olá... estava aqui a navegar e vi o teu blogue. ando a fazer uma trabalho para historia de arte II sobre a luta entre pantera e veado presente na gulbenkian... gostava de ter mais informação e achei interessante a tua descrição do trabalho para dar uma vista de olhos, nao nao e para copiar. o problema e que nao consigo abrir isso... ou sou muito burra ou entao nao sei mesmo. aguardo resposta. blogue 5 estrelas*

    ResponderEliminar
  3. zoom, o problema não é teu, são coisas do meu servidor que não tive ainda tempo para resolver.

    envia-me um mail para menosketiago[at]gmail.com que eu renvio o trabalho ;O

    Não te esqueças de incluir na bibliografia ;)

    ResponderEliminar