Centro de Interpretação Arqueológica de Évora I

Há já longos meses que estou a trabalhar com a turma de 2006/07 de arquologia da FBAUL para montarmos uma exposição/centro de interpretação arqueológico em Évora. A minha parte era ilustrar várias figuras tipo colocadas num cronograma temporal que vai do Mesolitico ao Neolitico Tardio na zona megalitica alentejana.

Da esquerda para a direita:
1. arqueiro do mesolitico
2. ceifa (já no neolitico)
3. pastor com báculo
4. produção de cerâmica
5. moagem dos cereais
6. enterramento ritual com oferenda de um báculo em xisto (reproduzindo o báculo do Museu de Arqueologia de Lisboa encontrado em Évora)

Irá ter qualquer coisa como 130 cm x 20 cm, por isso podem clicar na imagem para ver maior!

A abertura da exposição está prevista para dia 20 de Março, dia do Equinócio. Irá ser colocado um menir junto da entrada do Convento do Remédios (local da exposição) para que a sombra criada nesse dia entre pela porta do convento numa analogia com os significados astronómicos do megalitismo.

Mais tarde colocarei fotos da exposição em si, até porque os meus colegas desenvolveram trabalhos inacreditáveis, desde maquetes à imagem gráfica do Centro de Interpretação. Entretanto se tudo correr bem terei no fim do mês outra ilustração igual para ilustrar o lado romano da exposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário