Viriato


Ilustração dedicada a um símbolo recorrente da identidade portuguesa (e espanhola) por ter liderado o povo lusitano numa revolta de quase dez anos contra o poderoso Império Romano (século I a.C.). Em 140 a.C. cerca as tropas de Fábio Máximo e no âmbito de um tratado de paz é nomeado "amicus populis romani" (amigo do povo romano), o que confere à Lusitânia autonomia perante Roma. Apenas um ano depois é assassinado por traidores a mando do império...



Na figura vêm alguns detalhes mais e menos seguros a nível histórico. Completamente inquestionável é o torque (cliquem para ver) ao pescoço, porque era uma peça de ourivesaria tipica da cultura castreja. A espada neste caso é "lingua de carpa" em bronze mas poderia ser "pistiliforme" ou de "de antenas".

sendo um povo de origem indo-celta era muito provável que os lusitanos, como os gauleses lutassem completamente nus, apenas com o torque ao pescoço e empunhando um escudo redondo de madeira ou bronze e espada. Antes da batalha besuntavam-se de banha animal para que as espadas dos inimigos deslizassem na pele sem causar tantos danos. Não podemos esquecer que desta forma, cada movimento mostrava a imponência muscular (o culturismo usa ainda esta abordagem).

Mais info histórica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Viriato

Para os mais distraídos este é um upgrade de um trabalho antigo que resultou também numa estampa de t-shirt. Se gostarem façam alguma força para que ela seja feita ;)

http://www.mangacurta.com/desenhos/candidatura.2007-08-03.7870155208

4 comentários:

  1. Olá!! Gostei muito de ter conhecido o blogue que apresenta!! Gostei muito dos trabalhos! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. obrigado pela magnifica ilustraçao

    ResponderEliminar
  3. obrigado como assim?

    espero que se lembre que não pode usar a ilustração de forma comercial e se a usar em algum elemento sem fins comerciais agradecia que coloque claramente que sou o autor e se for possível coloque uma ligação ao meu site (www.menosketiago.com).

    ResponderEliminar