crib (em progresso)
Este é o meu último projecto para acabar a licenciatura. O briefing exigia que pegássemos num contentor de transporte e o adaptássemos para uma nova funcionalidade. Assim, a ideia é transformar um contentor numa suite com casa de banho, para utilizar em eventos como festivais de música.
Por enquanto ainda estou a formular o interior e ainda falta criar o cenário "natural" para criar o vídeo final, mas como é a primeira vez que faço animação em MAX decidi testar as técnicas com este pequeno video... pequeno mas demorou 2 horas a render! LOL
Mais info:
http://www.behance.net/Gallery/Crib-WIP/121632
menosketiago™
Depois de muita hesitação e de estar já a ficar sem motivação, ai está finalmente algo que pode ser chamado de identidade visual.
Estou a contar ter um site novo a funcionar até o fim de Setembro e portfolios impressos para atacar o fatídico mercado de trabalho. Por isso, se querem ou conhecem quem queira comprar um designer e ilustrador novo, já sabe qual indicar! LOL
Estou a contar ter um site novo a funcionar até o fim de Setembro e portfolios impressos para atacar o fatídico mercado de trabalho. Por isso, se querem ou conhecem quem queira comprar um designer e ilustrador novo, já sabe qual indicar! LOL
trabalhos académicos
Acabei na quarta-feira passada a última tese da minha licenciatura em Design de Equipamento e comecei a pensar, vou deixar os meus trabalhos no pc e na sala de cada um dos professores a apanhar pó? Nah!
São todos trabalhos que levaram entre 14 e 16, por isso não são nada de genial mas talvez sejam uma boa ajuda para o pessoal aprender um pouco sobre os temas ou para os meus novos colegas iniciarem os seus trabalhos (nem que seja pelas minhas bibliografias, que são normalmente extensas). Atenção! Nada de copiar, até porque os trabalhos estão online para os professores detectarem essa situação. E se quiserem citar ou mesmo que só o leiam o mínimo que podem fazer é colocar-me na vossa bibliografia (com o link para o trabalho de preferência). Se me derem o crédito podem usá-los à vontade (mais umas vez, copiar só citando!).
Peço desculpa pela fraca qualidade gráfica de alguns, mas deveu-se aos prazos apertados e ao facto de já não ter os originais para fazer uma boa compressão do PDF.
Assim, segue a lista:
Estética
Mais Que Turner (2003)
(uma introdução ao conceito de sublime e de infinito através da pintura romântica de William Turner)
Infinito & Fim (2006)
(interpretação do quadro de Turner, Quillebeuf, Foz do Sena comparando-o à escultura Luta entre Pantera e Veado de Barye, ambas peças da colecção Gulbenkian. Relações entre a subliminidade e a noção da fugacidade da vida humana face ao infinito e à violência da natureza)
História da Arte/Arqueologia
Stonehenge (2006)
(interpretação do "monumento" megalítico de Stonehenge)
Anta do Monte Abraão (2007)
(análise arqueológica da Anta do Monte Abraão e do restante Complexo Megalítico de Belas, composto pela Anta da Estria, Pedra dos Mouros e Galeria Coberta do Pego Longo)
Forma Visual
Degas, Retrato de Henri Michel-Lévy (2006)
(análise da pintura de Degas, através de parâmetros teóricos de forma visual (e da arte e design em geral), como composição, luz e cor...)
Sociologia
Museu Nacional de Arqueologia (2008)
(análise dos serviços educativos do museu e do seu papel sociológico na educação e formação da comunidade que o envolve)
Tecnologias do Design/Engenharia de Materiais
Fotodegradação (2005)
(acerca do processo de fotodegradação e da forma pouco honesta como algumas empresas utilizam o termo biodegradação em seu lugar, de uma forma desonesta e enganadora para os consumidores. Especial atenção ao impacto deste processo sobre os plásticos)
Biodegradação (2008)
(uma explicação dos processos de biodegradação, biocatálise e bioremediação, termos que estão envoltos em muitos mal-entendidos e alguma desinformação intencional por parte da indústria. Informação acerca de plásticos biodegradáveis e algumas considerações finais acerca daquilo que deveria ser o futuro dos materiais em nome da sustentabilidade da sociedade humana e da reversão do nosso impacto sobre o ecossistema, no sentido da acção humana como fonte de prosperidade ecológica)
Para breve estão dois relatórios em formato flash (Palácio Nacional de Queluz e Museu Martins Correia) que têm ainda de ser montados em html e postos na web para poderem ser vistos.
janela urbana
O site Janela Urbana quer que desenhes um novo logotipo para estrear na próxima versão do site que está para breve.
Podem ler mais no seguinte link:
http://janelaurbana.clix.pt/passatempo-logo.html
Não é demais lembrar que podem sempre ver os vári0s concursos (de que eu tenho conhecimento) que estão a decorrer na barra direita deste blog ;)
Podem ler mais no seguinte link:
http://janelaurbana.clix.pt/passatempo-logo.html
Não é demais lembrar que podem sempre ver os vári0s concursos (de que eu tenho conhecimento) que estão a decorrer na barra direita deste blog ;)
Criativismo
"Trabalha com afinco, cria e nunca te lamuries!"
Acho que se auto-explica! Se puderem votem na proposta que enviei para o concurso de t-shirts da Criativos Online ;)
http://www.behance.net/Gallery/Tiago-Almeida-Criativismo-T-shirt/118296
http://www.behance.net/Gallery/Tiago-Almeida-Criativismo-T-shirt/118296
Wall-E e Johnny 5
Desde a semana passada que os media nacionais têm estado em força a promover o novo filme da Pixar, Wall-E e em quase todas as opiniões se denota um espanto pela originalidade do conceito e da personagem. De facto a coisa tem alguma novidade, mas aconteceu que enquanto 0uvia o realizador a falar acerca da forma como o conceito para a cara do robô apareceu, surgiu-me na memória um filme antigo que tinha uma personagem muito parecida.
Depois de alguma pesquisa, lá escavei o Johnny 5 do filme Curto Circuito (Short Circuit) de 1986 e percebi que mais que um acaso, este foi um caso clássico de inspiração criativa. O próprio Andrew Staton depois de questionado lá disse que era possível que tenha sido "influenciado inconscientemente", porque afinal de contas o filme presta tributo à ficção cientifica dos 70 (e pelos vistos até da 80).
Não me percebam mal, só não fui ver o filme este fim-de-semana para evitar as salas cheias de miudagem a fazer perguntas aos pais a sessão toda (às vezes dá para rir, mas perde-se o impacto do cinema, LOL) mas mais uma vez vejo que no geral o pessoal, quando não sabe acha original e quando conhece algo parecido então passa logo a ser uma cópia...
Eu próprio já fui acusado de "copiar" conceitos e imagens (às vezes nunca sequer vi o tal "original") e sinceramente penso que este tipo de pensamento demonstra alguma ignorância, sobre as dinâmicas do processo criativo. Da mesma forma como o homem evoluí baseado naquilo que os seus antepassados fizeram, o mundo da arte, do cinema, do design, da criatividade em geral também está em permanente evolução. Quem nasce nesta sociedade da informação, não pode ter a presunção de achar que vai fazer algo nunca feito e a originalidade é um conceito relativo, porque por muito revolucionária que a ideia pareça, ela não surge de uma mente vazia, mas sim de um acumular de experiências cognitivas e estéticas, conjugadas com uma pitada de ingenuidade.
E tudo nos pode fazer lembrar algo que já vimos, aliás a minha namorada também fez uma relação que me parece também óbvia com o E.T. do Steven Spielberg! Dai ao Wall-E ser uma cópia dos dois vai muita distância, o que só mostra que devemos ter algum cuidado com o alarme do plágio, que em muitos parece sempre pronto a disparar...
Tenho de arranjar os dois Curto Circuitos para lembrar os velhos tempos, até porque parece que vai haver um remake em 2010 (coincidências...)
um umbigo acima do umbigo
Umbigo
"Larga o teu umbigo e começa a ver o mundo à tua volta..."
Decidi que não passava do dia de hoje sem fazer uma ilustração nova... com o final do curso ainda em preparação e muito trabalho feito e por fazer, tem sobrado pouco tempo para fazer o que mais gosto. Na calha está um novo logotipo (que já tem uma primeira amostra na imagem), novo site e um portfolio para atacar o mercado de trabalho na melhor das formas :D
Ainda estou a decidir como vou adaptar isto a uma t-shirt, visto que a mensagem pede para ser estampada (além do mais é uma forma de aplicar trabalho que doutra forma era só para mostrar)...
Subscrever:
Mensagens (Atom)