Save Miguel
Save Miguel é uma campanha da Corticeira Amorim para incentivar a continuação do uso de rolhas de cortiça em garrafas de vinho. O interessante é ver como se acaba por, satirizando as "causas das estrelas" e aquilo que infelizmente é uma ecologia apenas por moda (a atenção na ecologia é louvável mas apenas se acreditarmos mesmo nas causas que dizemos defender) fazer uma boa campanha de marketing com pretensões virais que parecem estar a concretizar-se (basta pesquisar na net por "Save Miguel".
É pena que esta campanha não seja mostrada em Portugal (tirando a noticia nos telejornais há uns meses), mas também o target é mesmo a Austrália onde há algumas marcas de vinho que estão a usar rolhas de plástico.
Além de a cortiça ser um material natural e logo biodegradável, tem propriedades isolantes termo-acústicas, é um material anti-derrapante, elástico e acima de tudo é em Portugal que temos a maior quantidade de sobreiros. Importa lembrar, para explicar a importância dada aos abates de sobreiros noticiados, que uma Quercus Suber demora mais de três décadas a dar a primeira cortiça comercialmente viável, por isso cada árvore derrubada é um investimento de longo-prazo deitado à terra...
Para os conhecedores do vinho, é óbvio também que as rolhas de plástico originam vinhos de pior qualidade, porque é mais que sabido que o contacto com a rolha de cortiça confere sabor ao vinho que doutra forma não estaria presente.
Mais uma vez, o lucro fácil a sobrepôr-se ao verdadeiro lucro e à sustentabilidade ecológica. Sim porque dita a lógica que se o vinho for de melhor qualidade vende-se mais caro e a mesma quantidade rende mais capital... já para não falar do capital ecológico que é colocado em risco.
Seja como for, onde é que se compra uma t-shirt do Save Miguel?! Este pessoal do marketing é sempre a mesma cena, tanta procura nada de oferta...
http://www.savemiguel.com
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