design for life













Há uns dias apanhei o post de um amigo do Facebook, sobre um reality show chamado Design for Life com o Starck. Já tinha há uns meses lido numa revista qualquer que a BBC o estava a fazer mas como não sou fã deste tipo de TV baseada em concursos voyeuristicos (sou fã de muito pouca TV na realidade), não dei muita importância na altura.

Mas depois de ver os 6 episódios, concisos e objectivos fiquei com uma boa impressão da coisa enquanto peça de entretenimento com algum teor pedagógico. Esperava mais, principalmente com todo o hype à volta da personagem, da qualidade dos designers concorrentes mas compreendo que bons designers não queiram fazer parte de um reality show e que um estágio (pago? com ajudas de custo?) mesmo com o beneficio da fama e da experiência do atelier em questão, seja alvo de enorme cobiça.

Será que eu participaria nisto caso tivesse sido aberto a pessoas fora do Reino Unido? Provavelmente não por vários motivos e não só pelo formato "big brother", mas também porque não ambiciono ser estrela de design e não é por acaso que me aguentei em Portugal mesmo depois do horrível ano que se passou a nível profissional. O design não é a minha vida e embora seja uma paixão, é o meu oficio e não o resumo do meu dia-a-dia e das minhas relações.

Bem, vamos ser frontais e dizer que seria incapaz de passar mais que uma semana longe da minha Silvana LOL

Mas eventualmente se tivesse estado neste grupo, ponho as mãos no fogo como teria o mesmo destino do Nebil Avas, que foi expulso por ser demasiado inteligente... não que eu fosse tão imodesto e até petulante com os colegas como ele foi (e a parte de eu ser inteligente também pode suscitar dúvidas), mas porque tal como o dele, o meu ego entraria em confronto com o ego gigante do Starck. Ninguém quer um estagiário com tanto ego como o director criativo!

É engraçado como ao ver o programa, me recordei do meu curso de Design de Equipamento, até tive briefings praticamente iguais e também ouvi a mesma queixa da preguicite, principalmente de parte da prof. Ana Lia a quem dou a mão à palmatória pela paciência que teve de ter, embora com a diferença que estes meninos tinham de manhã à noite para trabalhar e nem tinham distracções de dia-a-dia e que nós enquanto alunos tínhamos mais 7 ou 8 cadeiras para frequentar e trabalhar.

Podia perder aqui uns parágrafos a comentar certas coisas, como designers que não sabem fazer desenhos técnicos, os clichés conceptuais, a falta de originalidade, a forma como teria respondido a alguns dos problemas (sou profissional em ajudar a resolver os dos outros, os meus é que é mais complicado!), a conversa da tanga para justificar além do necessário (ou bullshit como bem se resume no episódio 5), mas seria fazer o mesmo que as pessoas que comentam os Ídolos ou outro reality show, desprovido de interesse e sentido.

Apenas deixo o aviso para os leigos que aquilo que vêm neste programa não é a realidade concreta do designer profissional e competente, que apesar de não ser obrigado a saber fazer tudo, não precisa de um objecto acabado para se "revelar".

E apesar de tudo, a vencedora com base no produto final mereceu bem e já está nos seus 6 meses para aprender o resto. A nível de design havia outras pessoas que gostava de ter visto a fazerem algo concreto mas o concurso era sobre e para o Starck e isso ficou claro.

Era giro vermos o mesmo modelo com outros designers mais, mais... coerentes digamos. Se calhar se fosse o Lovegrove ou o Behar até eu poderia mudar de posição...

A verdade é que fiquei com o bichinho do design industrial a remoer, vou tentar deitar cá para fora algum dos projectos que tenho a germinar porque de facto há mais de um ano que não mostro nada novo nesta área. 2010 vem ai para mudar esta e outras coisas e só espero que seja um bom catalisador para vocês também!

Sites de alguns dos concorrentes:
trevorbrinkman.com
rethinkthings.co.uk
nebilavas.com
jamesmgdesign.com
anamariadesign.co.uk
jessicaviana.co.uk
robertmeredith.wordpress.com
robrichdesign.co.uk

Sem comentários:

Enviar um comentário