Philoshopy of Misery


"(...) a Sociedade procura sempre o maior Produto Bruto e consequentemente o maior número de população possível, porque para esta Produto Bruto e Produto Líquido são idênticos. O Monopólio, pelo contrário, tem sempre como meta o maior Produto Líquido possível, mesmo que esse só seja possível de obter a custo do extermínio da raça humana."

Traduzido de The Philosophy of Misery de Pierre-Joseph Proudon (link)


Apeteceu-me partilhar esta frase, não é a pior mas é talvez das mais contundentes e comprováveis do livro. Convém lembrar que o resultado final do neo-liberalismo (ou capitalismo selvagem como é amavelmente conhecido) é inevitavelmente o Monopólio do capital sobre a Sociedade, que resulta invariavelmente em prejuízo do interesse geral em prol do egoísmo cego e faminto.

Precisam de provas? Vejam a taxa de desemprego mundial resultado da gula bancária (vulgo crise) e a taxa de pobreza em Portugal, onde temos demasiados monopólios para um país tão pequeno...

Ah, lembrar também que Proudhon que viveu na primeira metade do século XIX, já previa as crises do século XX e inicio deste, o desemprego dos licenciados e outras maleitas "modernas".

O mundo melhorou desde então? Sim, enquanto o capitalismo foi mantido de rédea curta, no medo das revoluções sociais e dos inimigos de ideológicos. Desde que o comunismo definhou tem mostrado progressivamente a sua verdadeira cara e não é nada bonito de se ver.

Talvez 2 séculos depois seja altura de começarmos a pensar seriamente na versão mutualista do capitalismo que Proudhon esboçou e que tem sido mais ou menos expressivamente desenvolvida por outros como o Kevin Carson.

Exemplos da filosofia mutualista? A maioria dos projectos de software Open-Source como o Linux são perfeitos exemplos da livre associação e do espírito de ajuda mútua, assim como da partilha de dividendos.

A base é simples, abolir o conceito de propriedade e substitui-lo pelo conceito de posse (só se pode ter algo para o qual se tenha trabalhado e que se use e preserve em boas condições) e de uma vez por todas exterminar a falácia do capital que produz valor. A única coisa que produz valor é o trabalho associado ao engenho e deve ser apenas através destes que o ser humano acumula mais ou menos riqueza.

Nunca existirá igualdade de oportunidades numa sociedade regida pelo capital em que uns nascem com acesso a este e outros sem...

Mais sobre mutualismo
http://en.wikipedia.org/wiki/Mutualism_%28economic_theory%29

Sem comentários:

Enviar um comentário