cunhas dão jeito


O ptFolio depois de algumas semanas sem mudar de logo lá achou que devia ser caridoso comigo e aceitou a última proposta que enviei... é mais uma vez uma adaptação de uma ilustração antiga, mas o nepotismo está ai para durar... porque uma cunha dá mesmo muito jeito, mesmo que realmente saibas o que estás a fazer no cargo para o qual queres ser cunhado. LOL

Estou há apenas 2 semanas há procura de emprego e estou a ser muito criterioso nas candidaturas que faço, ainda assim ainda não tive uma única resposta, nem quando estou a responder a pedidos de candidatura. Claro, ainda estou em tempo útil de vir a ter as mesmas, mas partindo da experiência de outros recém licenciados à procura de emprego, se não respondem depressa então não vão chegar a responder, mais de metade das vezes...

Pergunto-me se não é uma regra básica da boa educação quando alguém na rua nos deseja os bons-dias responder de volta com igual cumprimento? Então, se alguém nos contacta (ainda por cima a pedido próprio) não será de igual consideração responder?

"Recebemos a sua candidatura... vamos analisá-la..." ou "Não pretendemos alguém com o seu perfil de momento" ou ainda "Chama a isto um portfolio? Dedique-se à pesca de cactos em lagoas alcalinas!"

Qualquer pessoa numa situação de procura de emprego, está ansiosa por obter uma resposta e no caso dos designers, muitas vezes nem sabemos se receberam o portfolio porque há mails que impedem ficheiro maiores que 1,5 mb (o normal é 5 ou 10mb), o que ainda mais justifica uma resposta imediata, para acusar a recepcção.

Mas podemos transpôr esta situação para outros contextos, um cliente pede uma ficha de preços e nunca chega a receber resposta... uma pessoa pretende adquirir um produto e nem chega a saber se esse está disponível... Parece-me a mim que o bom senso e todos os livros de marketing ensinam que os canais de contacto só devem existir se forem usados, para quê ter e-mails que não são vistos? E como pretendem ter um negócio saudável se perdem potenciais clientes ao não lhes darem sequer atenção? Seja contacto directo ou B2B, o essencial num negócio é fazer o cliente sentir que importa, mais do que vender produtos, interessa conquistar consumidores...

E no caso dos contactos para candidaturas de emprego, parece que não, mas a importância da consideração é igual ou maior. Quem nos diz que o puto estúpido que pensa que é designer, não terá daqui a 5 anos um negócio lucrativo e ser um potencial cliente?

Agências, estúdios e empresas de Portugal, façam mensagens genéricas de resposta se o tempo não permite a consideração de uma resposta manual! A boa educação é óptima para os negócios!

Por outro lado, a única entrevista que tive até agora não resultou de uma candidatura, nem qualquer acção da minha parte, pura e simplesmente a minha teoria acerca da presença online confirmou-se na prática. O networking na web pelos vistos dá mais frutos que a procura de emprego tradicional. O que não deixa de ser uma ironia no país da cunha.

Considerem isto um desabafo, não pretendo vilipendiar ninguém, apenas gostaria que da mesma forma como perco 10 m por dia para responder a e-mails, alguns que não trazem benefício pessoal mas sim de terceiros, qualquer bom profissional tem a obrigação de responder aos contactos, nem que seja para dizer "não obrigado", não custa nada e até eu já distribui a minha cota parte de negações...

1 comentário:

  1. Do estrangeiro respondem sempre... nem que seja um "não obrigada, mas ficamos com o contacto" Cá nunca respondem! Nem quando são eles a pedir candidaturas. Má educação portuguesa lol

    ResponderEliminar