k-on!



Acho que vou também começar a fazer hábito de falar acerca de séries de anime neste blog, até porque nunca quis que isto se tornasse em mais um blog de auto-promoção e crítica ao estado das coisas, mas antes um conjunto interessante de textos sobre o meu trabalho e os meus gostos "culturais". Até ao momento ficou de fora uma das coisas que mais ocupa o meu tempo de lazer além das séries de ficção americanas (que andam a acabar...).

Acabadinho de começar no Japão, K-On! é um anime com uma premissa simples, até cliché mesmo, sobre um grupo de 2 raparigas da secundária que decidem aproveitar um clube de música pela hora da morte para formarem uma banda. No final do primeiro episódio ficamos a conhecer as outras duas personagens que irão completar a banda.

No final das contas é uma mistura interessante entre o estilo school-life (Clannad, Toradora, Genshiken) e animes sobre música do qual o mais exemplificativo é Beck - Mongolian Chop Squad (mítica mesmo). Uma série light com um estilo de desenho muito moe (basicamente significa querido) que é mais que patente nas sobrancelhas grossas da Tsugumi e com um tom de comédia situacional e imediata, do qual a personagem despassarada e desastrada (Yui, com o cabelo mais castanho) é o centro, a começar pelo facto de se juntar a uma banda sem ter instrumento, nem saber tocar e logo para ser guitarrista.

Não posso deixar de gostar pelo desenho em si (muito dentro do que procuro nas minhas ilustrações menos conceptuais) mas também pela ideia de uma banda em formação e das desventuras que dai resultam, porque me faz lembrar em alguma parte a minha própria experiência pessoal. Depois há o ponto alto de a guitarra escolhida pela lead ser logo uma Gibson Les Paul em walnut (embora goste mais das pretas) LOL

Também interessante foi um artigo que li há uma semana atrás que me acabou com uma das ilusões que tinha em relação ao anime. Pelos vistos, mesmo no Japão os animes não são praticamente transmitidos pelos canais de televisão, sendo tão underground como são no resto do mundo. Cheguei mesmo a ler comentários de pessoal a viver lá que diz que continua a só conseguir ver anime através da net, como fazia quando vivia em França.

Por isso e como sei que apesar de muita gente gostar de anime não sabe onde arranjá-lo deixo-vos um bom recurso para não perderem os últimos episódios traduzidos que é o www.anime.fansub.tv

Mais informações sobre o K-On!:
http://en.wikipedia.org/wiki/K-On!

Fiquem com o opening e o ending da série ;)


1 comentário:

  1. ahah! Parece-me que vou ter mais um anime para ver! MUAHAHA!
    Grande blog! Parabéns!

    ResponderEliminar