uma nova ophiusa
A maioria do pessoal que por aqui vai aparecendo está certamente ciente da Associação Ophiusa, um projecto que está bem junto do meu coração e cujo principal objectivo é acabar com os "criativos-ilha" que temos em Portugal, à espera de serem descobertos ou que apenas conseguem através do esforço em marketing pessoal comunicar com as ilhas do mesmo arquipélago e dar-lhes a possibilidade de divulgarem o trabalho ao nível nacional, de forma a que se acabe com o panorama criativo dos "grandes continentes" que já aparecem em todos os mapas.
Ora, após 8 meses de Ophiusa em formato blog genérico do Blogger e em que os conteúdos se perdiam do foco de interesse mais pessoal de cada um dos criativos e graças a ter abdicado do pagamento de um serviço em dinheiro, trocando o mesmo por um servidor para um novo site no qual pudesse utilizar tecnologias de base de dados, podendo assim criar uma plataforma mais interactiva e depois de duas semanas em que praticamente fiz programação de php e css de manhã à noite (inclusive traduzir centenas de frases de vários plug-ins que estou a usar para português), está finalmente online uma nova casa para a Ophiusa.
O trabalho não está terminado (se é que alguma vez estará) e algumas funcionalidades ainda vão precisar de mais algumas semanas para serem implementadas, mas o essencial já lá está. Agora podem criar a vossa própria página de utilizador, onde ficam catalogados o vosso site, os vossos últimos comentários e até poderão fazer o upload de 10 imagens para fazerem um mini-portfolio. No caso de quem quiser contribuir com artigos bastará pedir para que mude as autorizações para passar a ser contribuidor, embora tenha de trabalhar numa forma de facilitar a vida a quem não esteja habituado a usar o Wordpress ou o Blogger.
Falta essencialmente customizar o fórum de mensagens e corrigir os problemas de visualização da agenda que surgiram devido ao programa de configuração do design que estou usar para modificar o design genérico (e consideravelmente feio) do Google Calendar.
Mas podem começar já a visitar o nosso novo T2 em:
http://www.criatividadeportuguesa.org
midzu packaging
Como estive a aprender a fazer mapas UVW para a embalagem do Copo Menstrual da Green Donna®, aproveitei a boleia para fazer uma imagem com as embalagens que desenhei para a midzu® (por acaso o cliente até é o mesmo LOL).
É daquelas imagens que me falta colocar no portfolio para sustentar que não me limito a desenhar logos mas sim a fazer verdadeiro branding. No caso destas duas marcas a minha intervenção foi não só gráfica, mas passou também pela escolha do nome e de outros elementos de marketing, como o tom e posicionamento.
mais green donna
Já começo a ver os copos menstruais da Green Donna a fazer fantasmas na minha retina LOL
Acabei o que espero ter sido o último render para este projecto, agora vou me divertir a fazer uma ou mais ilustrações de uma mascote/matrona para o site. Estou a pensar usar as potencialidades do flash para dar alguma animação às mesmas, talvez uns querubins a voar e uma auréola/splash a rodar atrás do copo... só percebem quando virem!
Fui também hoje buscar aos correios a amostra da embalagem e do copo final. Acho que a impressão levou amarelo demais ou azul a menos, mas até tem boa qualidade e o cortante está 100%.
O saco infelizmente não pudemos fazer com o padrão tipo papel de parede que queríamos porque era muito caro para esta quantidade. O logo tem pouca altura de relevo no copo mas a culpa foi minha de não ter especificado uma medida, embora seja lógico que seria para se ver bem.
Já está à venda em:
http://www.greendonna.com
history of advertising
Este é o livro-troféu que trouxe da Feira do Livro ontem, estava numa das primeiras barraquinhas que pertencia aos distribuidores da Taschen em Portugal e como estava como livro doa dia foi 3€ mais barato que no Book Depository, o que representou uma estreia! LOL
Pelo tamanho da lombada na imagem podem começar a imaginar um belo calhamaço de capa extra-grossa, que narra a história do aparecimento da publicidade até aos nossos dias, com bastante relevo para o papel que as agências como a Leo Burnett, Ogilvy e outras tiveram e têm nesta narrativa em progresso.
Ainda só li na diagonal mas pareceu-me bastante completo... provavelmente a cultura geral sobre publicidade que me faltava para não ter vergonha de falar com um director criativo de uma agência :P
Para acompanhar esta pérola recomendo o Foi Você que pediu uma história da publicidade? da Tinta-da-China que se debruça sobre a realidade portuguesa.
Podem ver algumas páginas do interior em:
http://www.taschen.com/pages/en/catalogue/design/all/05040/facts.a_history_of_advertising.htm
sou webdesigner?
Literalmente, visto que nem tenho grandes conhecimentos (ainda assim, talvez sejam maiores que muitos ditos "profissionais" que andam por ai), nem gosto especialmente de perder horas a programar CSS e a perder a cabeça com os pequenos erros de sintaxe que provocam fenómenos nas páginas =X
Mas estou na mesma a fazer uma página para a Green Donna®, cheia de PNG's transparentes (que se lixem os IE's antigos...) mas muito minimal.
Ainda está em progresso, visto que faltam os textos, estou a produzir imagens 3D do primeiro produto e ainda falta fazer umas belas ilustrações em vectores baseadas em pinturas clássicas (ainda não sei se vou para o Bouguereau, ou tentar encaixar um Muchazito) que talvez anime em flash e que irão ocupar a metade inferior direita do ecrã nas páginas onde não há material de produto.
Está em testes em:
http://www.menosketiago.com/greendonna/home.html
PS: Depois de muitas horas e papa maizena consegui corrigir o problema de colocação da barra de fundo em tamanhos de ecrã mais pequenos. Falta uma imagem 3D e ilustração para a página principal!
PS2: A partir de agora online em www.greendonna.com
Subscrever:
Mensagens (Atom)