ponyo à beira mar



Ponyo à Beira Mar, ou no original Gake no ue no Ponyo é o último anime Hayao Myazaki, autor dos conhecidos filmes Princesa Mononoke, Spirited Away, Castelo Andante e principalmente neste os mais atentos vão notar a mão do autor de vários clássicos da animação, como a Heidi, Marco e Conan, O Rapaz do Futuro.

Nos EUA o filme tem chancela da Disney (contando até com as vozes da Cate Blanchet e do Matt Damon), por cá foi feita também uma versão dobrada que me provocou arrepios quando vi o trailer nacional (não que seja mal feita mas tal como a versão americana não bate certo) mas felizmente podemos contar com a Medeia para mostrar no King e no Monumental (só em Lisboa infelizmente) a versão original com legendas em português.

A história é baseada no conto original da Pequena Sereia de Hans Christian Anderssen (e não no filme da Disney), sendo que a ambiência é bem mais infantil que nos filmes anteriores e mesmo o desenho das personagens é reminiscente exactamente da Heidi e do Marco, mas isso não lhe retira nada (a menos que entrem no cinema à espera de mais uma Princesa Mononoke). De notar a quantidade insana de animação, logo nas cenas iniciais debaixo do mar em que centenas de peixes se movem por todo o ecrã, ou nas cenas de "tempestade" com centenas de ondas que se transformam em formas de peixe. A única pena é que como a projecção nestes cinemas é mais tradicional o filme tem uma boa quantidade de grão, o que pode ser interessante se pensarmos que dessa forma ficamos com um ar mais vintage e nostálgico do filme.

Outro pormenor que vale a pena da versão original é o trabalho de design dos crédito (que na versão americana se perde em favor de uns letterings trajanescos em dourado à Hollywood e um logotipo quase colado do Em Busca de Nemo) que mostram centenas de pequenos ícones de ar infantil, com gatos, caranguejos e companhia, antes do nome de cada um dos intervenientes na produção do filme.

E já que estou numa onda de dizer mal, deixar também a nota que não liguem à barbaridade que vários doutos críticos de cinema não se cansam de repetir ao dizer que este filme não é animação digital, este filme é feito digitalmente porque a imagem ao contrário do que acontecia na animação tradicional em que os fotogramas eram "fotografados" é digitalizada e pintada digitalmente (embora os cenários na sua maioria sejam pintados naturalmente), sendo que até há cenas que duvido que fossem possíveis fazer manualmente, sendo quase certamente compósitas.

O que os senhores querem dizer é que não é uma animação tridimensional, só para que sejam intelectualmente do nível que se querem fazer passar... LOL


Sem comentários:

Enviar um comentário