Megalithica Ebora

Inaugurou (finalmente) no Domingo passado a exposição Megalithica Ebora, no Convento dos Remédios em Évora. Como algumas pessoas já saberão esta exposição foi resultado da cooperação entre a Câmara Municipal de Évora e os alunos de arqueologia (2006/2007) da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, nos quais estou incluindo :P

Apesar da demora (a exposição esteve mais de ano e meio na forja) e apesar da parcialidade que tenho por ser parte do esforço devo dizer que fiquei muito bem impressionado com o resultado final e com a qualidade de muitos dos meus colegas, inédita no panorama museológico português em alguns casos. Devo começar por dar os meus parabéns ao Valter e à Ana pelo trabalho gráfico que embrulhou todos os conteúdos e tornou-se uma peça por si próprio desta exposição, grande qualidade a começar pelo logotipo até à concepção espacial ;)


Depois há que destacar as várias maquetas a começar pelo Templo de Diana, as cenas quotidianas do mesolítico e neolítico e os mapas de relevo que mostram toda a região de Évora e assinalam os seus monumentos.


Quanto à minha participação, devo dizer que ainda bem que não tenho problemas de protagonismo LOL Apesar de terem sido planeadas para terem mais de meio metro de altura, como as desenhei em vector foram facilmente inseridas no grafismo da exposição num formato menor que entendo perfeitamente dada a falta de espaço para o que estava pensado :P Mas fiquei satisfeito na mesma, até porque foram desenhadas a pensar na sua inclusão no grafismo dos meus colegas e para mim isso era o mais importante (estão no topo das imagens seguintes).


Mas melhor que fotografias, que a propósito foram todas da autoria do Valter (podem encontrar mais em MegalithicaEbora) seria darem um pulinho a Évora e verem a exposição em pessoa, para aprenderem mais ou visualizarem aquilo que já sabem, sobre a pré-história e a época romana no alto Alentejo. A entrada é gratuita é claro ;)

Ficam alguns links sobre esta expo:
http://www.cm-evora.pt
http://dianafm.com
http://diariodosul.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário