precariado

Bem, pelos vistos há o interesse em continuar a trabalhar na Visão de vez em quando, quando for preciso :P

Ganhar mal é mentira mas além de não ter estabilidade financeira por não ser certo que vá trabalhar no mês seguinte, junto-me ao precariado que vai preenchendo recibos verdes com a sorte de ter isenção de Segurança Social durante mais uns tempos e de não pagar IRS por não ter vencimentos que cheguem. Mas por outro lado, subsidio de desemprego é mentira, estar doente nem pensar e felizmente não tenho nem necessidade nem pretensões de pedir qualquer empréstimo nos próximos ano, porque certamente não mo concederiam.

Apesar de tudo ainda tenho alguma sorte de puder sair de casa nos próximos meses sem ter que pagar renda ou o dito empréstimo, que me vão permitir aguentar durante uns tempos e pronto, é tentar arranjar clientes como freelancer para colmatar. Claro, o que precisava e parece-me que à semelhança de milhares de recém-licenciados, merecia era um trabalho full-time que desse para começar a ser parte da sociedade, sem termos de ser uns párias sem direitos durante mais alguns anos...

PS: Mais um desabafo choradinho para juntar à lista...

PS2: E também resta dizer que prefiro trabalhar só de vez em quando e ganhar razoavelmente, a ser explorado só para ter a certeza que ganho dinheiro todos os meses :P

4 comentários:

  1. Parece que estou a ler sobre a minha vida.. Concordo absolutamente contigo..É pena que as empresas em Portugal não valorizem a profissão do designer. Entretanto a nossa vida vai sendo posta em espera indefinidamente em busca de um lugar ao sol no mundo criativo.

    boa sorte e bom ANO de 2009
    *

    ResponderEliminar
  2. Deixa lá, vamos ser nós que vamos dar a volta a isto!

    As empresas não valorizam o ser humano no geral e parece que não fazem parte da sociedade =X

    ResponderEliminar
  3. Boas,
    descobri o teu blog por acaso, mas ainda bem. Também sou designer, neste momento na precariedade, saí da faculdade à pouco, mas só me aparecem é estágios não remunerados, e isso não me paga a renda no fim do mês.
    Epá como é que arranjas trabalho como freelancer? Vais directamente às empresas falar com os boss?
    Dá ai uma dicas pro pessoal...

    ResponderEliminar
  4. Basicamente os meus clientes ou aparecem através de amigos e família, ou graças a conhecimentos que adquiri em voluntariado e já me apareceu também graças à minha exaustiva presença na web.

    Uma coisa é certa, para ser freelancer é preciso perder muito tempo com marketing pessoal.

    Já te inscreveste no Centro de Emprego para teres direito a um estágio remunerado pelo INOV ou profissional normal?

    ResponderEliminar