traditional arts in portugal



Ontem aproveitei que estava na Gulbenkian para o Palavra de Trapos (aproveito para dizer que foi bem interessante, embora tenham havido muitos intervenientes a lerem guiões em vez de orar, excepção para alguns como o José Letria, a Alice Vieira e o Bernardo Carvalho) e dei uma olhadela na Festa do Livro deste ano.

E lá descobri uma "pequena" relíquia, de nome Artes Tradicionais Portuguesas, referente a uma exposição da Gulbenkian em Jacarta, que com preço de capa de 30€ acaba por custar apenas 15€ durante a feira. Neste momento já só há em inglês e indonésio (os 2 juntos), mas o que mais me cativou foi a dimensão das fotografias e a sua qualidade. Um óptimo achado para um designer e ilustrador poder estudar os vários trajes nacionais, a ourivesaria de Viana, os tapetes de arraiolos, os bordados, as rendas... haverá outros livros melhores (sem serem "catálogos") mas a este preço?

Depois como soube que podia ir buscar o meu pagamento à Impresa quando quisesse, aproveitei para comprar a História do Anarquismo na papelaria da estação de Entrecampos. Por isso foi chegar a casa e acabar de reler a Tragédia da Rua das Flores para começar a ler o que o senhor Proposiet tem a contar sobre o anarquia...

Pena só a Si estar a pensar dar-me o referido no natal mas já dei outras alternativas. :P

Mais sobre o Traditional Arts in Portugal:
http://www.biblartepac.gulbenkian.pt

PS: Agora só falta arranjar um bom livro sobre o Sebastião Rodrigues para saciar as minhas necessidades de enriquecimento cultural prementes.

Sem comentários:

Enviar um comentário