generation praktikum


Generation Praktikum @ Flicker

Quando digo a amigos que a situação dos jovens e licenciados não é negra apenas em Portugal, esbarro-me sempre com alguma incredulidade e também não me posso considerar um conhecedor da realidade externa, pois nem sou muito viajado (só sai de Portugal uma vez para ir a Bruxelas com a equipa do Queluz Basket), nem conheço os casos de insucesso no estrangeiro (normalmente só se gaba os casos de quem emigra e tem sucesso).

Por isso não me admirou um artigo do Público que revela que há uma geração entre a geração desempregada e a dos "mil euros" na Alemanha conhecida como Generation Praktikum, jovens licenciados entre 27 e 30 e poucos anos que passa anos a saltar de estágio não remunerado em estágio não remunerado na esperança de um verdadeiro emprego.

A principal difença com Portugal é simples e é sempre chocante para um português tomar conhecimento, é que na Alemanha todos os licenciados desempregados recebem do estado um subsídio de 350€ independentemente de terem ou não contribuido para a segurança social, enquanto cá se tivermos o desespero de pedir o rendimento mínimo ainda somo insultados por sermos uns preguiçosos que não querem trabalhar (vulgo ser operador de call-center, caixa de hipermercado ou virar hamburgueres).

Mais, note-se que com a mesma situação a assolar o país a nossa comunicação social faz notícia da Alemanha e nem tenta-se perceber a situação nacional... claro, há que ter cuidado com os telhados de vidro.

Fonte > http://jornal.publico.clix.pt

3 comentários:

  1. Tiago, estamos todos lixados...
    Todos os que não têm padrinhos, os que não têm vitamina "C"unha, todos os que têm respeito próprio, todos os que reclamam que querem ter deveres mas não abdicam dos seus direitos.
    Todos pensamos em emigrar mas este país ainda é um paraíso. Pensamos em emigrar para ganhar mais dinheiro mas a que custo?
    Eu já não tenho esperança nenhuma que este país alguma vez venha a respeitar quem trabalha.
    Já não tenho esperança nenhuma em nada.

    ResponderEliminar
  2. A esperança tem de ser a última a morrer conforme o chavão popular.

    Mas para haver mudança as pessoas têm de deixar de ter medo de defender o que está certo, mesmo a custo pessoal, ou quantos empregadores já terei afugentado com estes posts no meu blog?

    Mas se assim foi ainda bem, significa que eram pessoas sem ética e moral para perceberem a justiça debaixo das minhas "irações".

    ResponderEliminar
  3. Rodrigo C.10:07 da tarde

    350€ na Alemanha dão para muito pouco.
    Já em Portugal esse valor equivale a um salário de part-time "bem pago".

    ResponderEliminar