buraka no sistema



Tenho que admitir que criar seja o que for para Natal, Páscoa e restantes festas não é das coisas mais fáceis, principalmente se quisermos ser originais...

A Popota já tem pelos menos 3 anos em cima (corrijam-me se estou enganado), não é novidade nenhuma mas quando teve a sua primeira campanha era uma proposta interessante, uma boa personagem infantil longe de alguns clichés natalícios que seriam óbvios.

O ano passado quem quer que tenha tido a palavra final e a responsabilidade de pôr a Popota num dueto com o Tony Carreira, já se tinha esquecido que o objectivo de uma campanha de Natal é suposto ser vender brinquedos e por isso destina-se às crianças, mais ou menos jovens. OK, sempre venderam alguns CD's às mães e podemos argumentar que quem compra presentes são elas (cliché sexista típico) e que por isso elas também são o target de uma campanha de Natal.

Mas o que é que esta Popota está exactamente a vender este ano? O estilo de vida dread/kuduro, com as respectivas gajas a abanar a peida para a câmara como nos videoclips?

É que a mim parece-me que impingir às crianças música que está na moda, ou os clichés sexistas que fazem parte de certos lifestyles, não é propriamente a melhor escolha pedagógica... admito que não sou fã desta "cena musical" mas acho que era o mesmo que pôr a Popota a cantar Sex Pistols ou vestida de preto a mandar uns guturais à Death Metal. Há coisas que não são para crianças...

Sobre o anúncio em si, e principalmente pelos 9 meses de trabalho técnico só posso dizer que está 5 estrelas e sendo honesto se o target for de adolescência para cima é um anúncio engraçado, de facto até nem está nada mau.

No entanto acho que a única coisa que isto vende, é albums dos Buraka Som Sistema, sobre os quais perco todo o meu respeito tal é a falta de prurido artístico em deixar que peguem numa música deles e alterem a letra para fazer um anúncio de natal. Não entendam mal, o problema não é vender a música para um anúncio. Para mim é normal e não considero selling-out como outros, outra coisa é pegarem numa criação tua e porem "po-po-po-po-pota" e mudarem a letra para tentar vender brinquedos.

Mas há pessoal que só quer é verdinhas, não é por acaso que nunca gostei deste estilo de música (estou a falar de derivados e não do kuduro que respeito e até acho piada)...

PS: Os fãs podem flamar à vontade ;)

3 comentários:

  1. Permite-me discordar. Parece-me que o anúncio vende e é sobretudo destinado às crianças. Além disso faz uma aposta nos emigrantes que são jovens e possivelmente têm mais filhos do que os naturais.

    No final era interessante saber-se o impacto da campanha nas vendas e na imagem do Modelo junto das crianças e dos pais.

    ResponderEliminar
  2. Como te entendo e como concordo!! Fico de cabelos em pé quando vejo o meu filho de !!1ANO!! a dançar e abanar o rabo quando vê a popota e digo te que deve ter visto não mais de duas vezes pois aqui em casa não se vê televisão.Mas foi o suficiente para quando ouve a palavra mágica popota começar a abanar se!!Mas o que é que estes senhores querem passar ás crianças?? Bonecos de natal não é com certeza..

    ResponderEliminar
  3. Se este fosse um anuncio da EVAX ou de uma qq marca de pensos, era perfeito.

    ResponderEliminar