história do anarquismo



Tenho de admitir que mesmo sendo um romântico defensor do que chamo "anarquismo ético", os meus conhecimentos em relação à história dos vários anarquismos e as especificidade de cada um, são manifestamente escassos, com alguma pena minha por isso reduzir a minha capacidade dialética em relação ao assunto.

Por isso é que quando vi à venda a História do Anarquismo de Jean Préposiet, editado pelas Edições 70, apenas o preço de quase 30€ me demoveu dessa acção. Fica na minha wishlist até que algum director criativo simpático decida ler com atenção o meu currículo, dar uma olhadela no portfolio e quem sabe contratar-me... como estamos perto do Natal pode ser uma boa prenda para a sua empresa (que modéstia hein?!).

Fica a sinopse:
A partir da análise das filosofias e correntes de pensamento que estão na origem do espírito libertário, Jean Préposiet apresenta-nos o primeiro quadro histórico completo dos anarquismos no Ocidente. Começa por traçar o percurso político e doutrinário dos pais fundadores – Proudhon, Stirner, Bakunine ou Malatesta –, analisa o papel desempenhado pelos anarquistas durante a Revolução Russa ou na guerra de Espanha, recorda aquilo que foram os atentados anarquistas em França na Belle-Èpoque, antes de explorar os avatares e as franjas da galáxia libertária: antimilitarismo e pacifismo, niilismo e terrorismo, anarco-sindicalismo, situacionismo, ecologia, antiglobalismo, etc., propostas que continuam a mover as nossas sociedades e que colocam a eterna questão da liberdade dos homens.

E podem ler aqui o primeiro capítulo:
http://www.edicoes70.pt/mall/70/Livros/prefacios/9789724413082-cap1.pdf

Para o pessoal pobre e desempregado como eu, sugiro que comecem por ler o Banqueiro Anarquista do Fernando Pessoa, que podem comprar entre 5€ e 11€ conforme a edição e a livraria.

Sem comentários:

Enviar um comentário