design de identidade e imagem corporativa







Quem já tem algum tempo de experiência a aturar-me, provavelmente já leu/ouviu queixas acerca da nula actividade editorial sobre design em Portugal, da qual o único exemplo que me ocorre normalmente é o batidíssimo Manual de Produção Gráfica.

Por isso mesmo quando li na newsletter do CPD acerca de um livro de nome Design de Identidade e Imagem Corporativa, o meu interesse não foi saber que ele está disponível para consulta na biblioteca, fruto da oferta do autor (cerne da notícia), mas sim, quem editou, quando, quanto custa e onde se compra!

Com interesse em divulgar o livro na Ophiusa, contactei o Daniel Raposo directamente e fico espantado não só por ter resposta 5 minutos depois, mas também devido aquilo que fiquei a saber. É uma edição do Instituto Politécnico de Castelo Branco, mais concretamente da ESART e mais, custa apenas 10€ (!) mais portes, visto que é vendido à cobrança.

Já encomendei a minha cópia e aconselho-vos a fazerem o mesmo para esart[at]esart.ipcb.pt, com o vosso nome, morada, nome do livro e número de cópias. No final ficará a cerca de 13€ o que é provavelmente o mais justo preço por um livro editado em Portugal, que já encontrei. Sobre a qualidade do mesmo só lendo mas pela imagem do interior parece-me mais do que prometedor.

Agora a melhor notícia é que o mesmo Daniel Raposo em conjunto com o seu colega Joan Costa, estão a trabalhar num projecto editorial sobre Design de Comunicação, a cargo da editora Dinalivro, que irá ter frutos em 2009. Por isso é da nossa responsabilidade assegurar que este projecto tem pernas para andar, para ver se o mercado editorial do design acorda do marasmo dos últimos anos.

6 comentários:

  1. ora ai está uma bela oportunidade!
    Batidissimo mesmo o Manual de Produção Gráfica, tive a oportunidade de ter como professora a Conceição, autora desse livro, impecável!

    Encomendar o meu, embrulhar e abrir na noite de 24 eheh :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Tiago! Queria só saber se já recebeste o livro e o que achaste dele. Estava a pensar comprar um, mas gostava de ouvir uma crítica primeiro... Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Já foi enviado mas porque os correios aqui da minha zona costumam fingir que tocam à porta e deixar o papel... LOL

    Deve estar a chegar!

    Entretanto pela última foto dá para antecipar a profundidade do livro, mas sim, depois digo qualquer coisa ;)

    ResponderEliminar
  4. Pois, não recebi o livro nem qualquer feedback relativo ao pedido/estado da encomenda...

    Acho lamentável!

    ResponderEliminar
  5. Tendo em conta que se trata de uma faculdade pública e eu sei do que a casa gasta não estava a contar que me respondessem antes das quadras festivas estarem enterradas.

    Mas já me telefonaram para confirmar a encomenda, provavelmente não deste um telefone e ele ainda não enviaram.... sabes como é esta geração de funcionários públicos e a informática =X

    ResponderEliminar