magic recoveries



Relativamente desconhecidos pelos nossos lados, os Disco Ensemble são uma banda finlandesa bastante difícil de catalogar, embora arrisque a descrever como electro-punk-rock, embora para os mais incautos se possa assemelhar a algumas vertentes de indie rock, encabeçadas por bandas como os Vampire Weekend (as semelhanças são patentes mas ficam-se pelo ritmo sincopado).

Seja como for fiquei a conhecer a banda quando esta acompanhou os Hell is For Heroes na tourneé europeia, que passou pelo Jardim do Tabaco em Lisboa. Na prática fui ao concerto pelos Easyway e pelos Twenty Inch Burial, visto que apesar de achar piada a uma ou duas músicas de Hell raramente ou nunca os oiço. Lembro-me perfeitamente de ter ficado de pé atrás a ver uns finlandeses com aspecto muito indie a arrumarem o palco e principalmente receoso pelo vocalista montar um mini-sintetizador, mas não houve praticamente período de habituação porque assim que a música começou a tocar, foi aprovação máxima.

Dito isto, depois de 3 anos a ouvir Viper Ethics e First-Aid Kit, lembrei-me de procurar novidades e descubro com agrado este Magic Recoveries. A expectativa era grande e após a primeira audição senti algum defraudar, quer dizer, duas ou três óptimas malhas surgiram logo mas a coisa parecia morna. No entanto, este é um daqueles CD's que têm de ser ouvidos vezes sem conta e depois de pressentir isso e me forçar inicialmente a fazê-lo, comecei a saborear a polpa de todas as músicas.

Desde logo, destaco a faixa We Can Stop Whenever We Want, que acaba por sintetizar o espírito da banda (How can you tell us that we're paranoid, cuz just the fact that we're paranoid makes us not believe a single word you say...), Bad Luck Charm que é sem dúvida uma boa escolha para o single de apresentação do CD log seguida de Worst Night Out (o nome é mesmo o tema da música...), ou a Headphones, que traduz o sentimento de escapismo de qualquer melómano (...and when I'm tired of walking alone, I put my headphones on... and when it's time to get out of it all, I don't wanna hear the static on the radio) e quase a acabar temos ainda um Poltergeist.

Tal como disse é complicado descrever o som dos Disco Ensemble, com um sintetizador que evoca o electro mais rock (na onda dos portugueses X-Wife e M.A.U) mas pontuado por uma guitarra com riffs típicos do punk clássico misturados com muito efeito de pedaleira, uma bateria com requintes de esquizofrenia e um baixo que remata com um ritmo incessante.

Infelizmente na senda do constante tiro no pé que tem sido a história da indústria musical nos últimos anos, a Universal alemã decidiu restringir o acesso aos vídeos de YouTube a países onde o álbum está à venda...

Mas podem ouvir e ver os vídeos no site oficial:
http://www.discoensemble.com

Ou ver este vídeo do álbum anterior para abrir o apetite...

2 comentários:

  1. Olá, sabe como são as coisas, links de busca, de preferência o google da vida, encontrei esse blog. Não por acaso, procurando comentarios sobre essa banda magnifica "DISCO ENSEMBLE", graças ao bom Deus, a internet tem esse poder de ligar as pessoas, noticias, ou sei mais lá o que. Li seu comentario, se servir de consolo, eu "INVEJO" você, explico: ter tido a oportunidade de ter visto essa banda ao vivo, se fosso comigo já estaria por satisfeito. Quanto ao seu comentario sobre o tipo de som dos caras, o que esta mais proximo pra mim, é o tal do "POST-HARDCORE". Meus parabéns, ótima banda, eu tenho os ótimos VIPER ETHICS, E O SURPREENDENTE FIRST AID KIT, ancioso, por poder adquir esse novo cd dos caras. Abraço, e como é bom saber que no novo cenário da música mundoial, algo ainda "ACONTECE"!!!.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário Naldo, de facto foi uma sorte porque eu não os conhecia, apenas fui porque iam tocar os meus amigos Easyway e os grandes TwentyInchBurial :D

    Talvez gostes também do novo albúm de Enter Shikari ;)

    ResponderEliminar