serigrafia



É uma pena que não havia youTube com tanta força, há uns anos quando comecei a interessar-me em design de t-shirts e estampagem... tinha poupado alguns dias de teorização do processo e não teria de em ter infiltrado numa gráfica para ver o processo na realidade.

A verdade é que a serigrafia é um processo bem simples, mas tal como muitas outras técnicas DIY não é propriamente recomendado para fazer na nossa casa (pelo menos na casa de pessoal limpinho LOL). Mas os sortudos que podem ter um atelier ou um espaço mais ajavardado não precisam de gastar muito dinheiro para começarem a bombar o seu próprio merch.

Há outras técnicas como os transfers auto-cortantes ou de sublimação, mas precisariam de ter uma presa térmica que é sempre à volta de 350€ ou mais e ter uma inkjet especial ou uma impressora a laser. Esqueçam os transfers normais porque deixam a película em excesso visível, principalmente depois de umas lavagens... a não ser que queiram burlar os vossos mecenas =X

Claro que tudo isto é bom para quem tem o tempo do seu lado (por exemplo, estando desempregados mas tendo ainda dinheiro para os materiais), para os restantes mortais podem sempre recorrer a uma das centenas de empresas especializadas em serigrafia, tendo em conta que muitas vezes o custo compensa, principalmente se não vão fazer da estampagem algo frequente.

Pessoalmente recomendo a Maudlin, nunca trabalhei com eles mas tenho uma t-shirt que sei que foram eles que estamparam e é 5 estrelas em termos de qualidade.

http://www.maudlinclothing.com

1 comentário:

  1. obrigado pelo link Tiago :) espero que possamos vir a trabalhar juntos em breve!

    ResponderEliminar