um certo livro de design



A pedido de várias famílias (pronto, de 2 ou 3 pessoas), aviso a recepção do livro Design de Identidade e Imagem Corporativa, mais de um mês depois de o ter pedido (como diz o povo, mais vale tarde que nunca) e passo a dar a minha modesta opinião preliminar (ainda não o pude ler com a profundidade que merece).

Antes de mais e mal vi o pacote, frustrei logo a minha impressão pré-concebida do livro, mas no sentido que pensava tratar-se de um formato próximo do A5 e afinal sai-me um livro bem grandinho, que me recordou logo dos manuais escolares. Quando o abri a paginação também confirmou essa imagem, mas não pensem que estou a frisar isto pela negativa!

Não, este livro é de facto um verdadeiro manual de branding e imagem gráfica, com informação de nível académico/científico bastante útil (senão mesmo obrigatória) a qualquer designer. Começa por definir-se claramente o que é uma marca e uma identidade gráfica, com direito a uma história da imagem gráfica com atenção ao caso português e não a uma história genérica universal e acaba-se com uma análise aprofundada de temas relacionadas com a criação e gestão de marcas.

E graças ao formato avantajado, a grande variedade de imagens, ilustrações e gráficos, também adquire uma dimensão na qual as podemos apreciar sem esforço na vista.

Conclusão, correspondeu e até superou as expectativas que tinha em relação ao mesmo. Parabéns ao Daniel Raposo e espero que os próximos projectos sejam ainda melhores.

Mais informações sobre o livro:
http://emoglobina.blogspot.com/2008/12/design-de-identidade-e-imagem-grfica.html

2 comentários:

  1. Também recebi o meu exemplar :)
    Mas só agora arranjei um tempito para passar pelo teu blog e Ophiusa ;)

    Quanto ao livro, só tenho a concordar com a tua opinião para além de que preferia um livro com uma capa mais dura :) mais resistente :D

    ResponderEliminar
  2. O meu demorou muito tempo a chegar...mas já recebi.

    Fiquei desiludida com o formato e paginação/grelha/layout interior.... a meu ver muito estático... mas a leitura é boa

    ResponderEliminar