x-fi



Numa onda menos normal nestes lados, orientada talvez para uma de auto-vangloriação, decidi fazer um bocado de publicidade ao Creative Zen X-Fi que chegou hoje através da FNAC online (bem rápido o serviço).

Como o pessoal do design é maçã que até enjoa e o resto do mundo é só ai podes, acho por bem enaltecer o contínuo bom trabalho que a Creative tem feito com os seus leitores de MP3. Já sou consumidor fiel da marca desde que lançaram os MUVO Nomad, anteriores à saída histérica do iPod para as lojas e para as correntes da moda nos gadgets.

A verdade é que quando comparados lado a lado, os Creative e os sucessivos iPod's, além das diferenças no design, que tenho de admitir serem inicialmente marcantes (a favor do iPod), desde o lançamento da linha Zen, a diferença é nula em termos de qualidade design. Há quem goste mais da estética da apple, como designer de equipamento sempre preferi as cores glossy dos Zen e a forma bem mais adaptada à ergonomia da mão humana, para não falar num interface mais intuitivo (menos inovador claro).

Agora numa coisa ambas as marcas sempre tiveram um abismo de diferença... a qualidade do som. Sendo a Creative sempre foi uma das melhores marcas de áudio digital sempre superou qualquer lançamento da apple. E mais, os Creative nunca impingiram lojas online e formatos de MP3 proprietários, se quiseres usas o centro de multimédia, se não usas como qualquer disco externo, arrastando e largando, sendo tu o senhor do que fazes aos teus ficheiros de música.

Sobre o X-Fi, só tenho boas coisas a dizer, até porque a designação corresponde às placas de som de alta fidelidade da marca, sendo que conseguem a habilidade de melhorar o som dos nossos ficheiros (tenho de estragar um de propósito para ver o potencial da tecnologia). O tamanho parece intimidatório (o mesmo que um iPod Touch) mas é bem mais leve que imaginamos, o preto glossy e o ecrã gigante são o ponto forte, sendo que ao contrário de outros telemóveis touch ou com material brilhante (tipo os Nokias), que basta tocar com um dedo para ficar sujo, neste podemos mexer há vontade, que só mesmo com mãos sujas o conseguimos manchar.
O interface é engraçado, tem cerca de 6 botões em quadrado e mais 4 para funções, demora relativamente pouco a entender e funciona bem até para escrever no leitor. O interface gráfico é altamente estiloso, com brilhos q.b. e transparências mas sem imitar a concorrência. Os phones parecem protectores de ruído de enfiar dentro dos ouvidos, o que permite menos volume para ouvir um som alto o suficiente para abafar o ruído do comboio ou do autocarro.

Até ver está mais que aprovado.

Ele andam ai:
http://pt.europe.creative.com/products/product.asp?category=213&subcategory=214&product=17810

1 comentário:

  1. creative rulla é o que se pode dizer.


    apesar de ser adepto da tecnologia da ma~çã (embora não seja utilizador) concordo plenamente nessa opinião acerca da Creative :) têm feito um trbalaho muito bom em termos de leitores multimédia..


    3 ou 4 depois, cá ando com o meu zenzinho mosaic que nunca me deixou ficar mal.

    ResponderEliminar