BlogConf



fonte > http://twitpic.com/photos/rgrilo


Antes de mais tenho pena de não poder dar os meus parabéns a toda a organização da primeira BlogConf que se realizou ontem na cantina da LXFactory em Lisboa, com o actual Primeiro-Ministro e candidato a novo mandato, José Sócrates. Não posso porque considero uma grande falha, a não transmissão ao vivo desta conferência como prometido, injustificável dadas as 3h e 40m que me parecem suficientes para resolver qualquer eventual problema técnico, ou pelo menos para arranjar uma alternativa para os twitters e outros seguirem a mesma, nem que de forma resumida.

O mais grave é a "twittosfera" de direita ter aproveitado esta falha para a estratégia já gasta de "soundbites" ou usando o termo mais nacional "bitaites", apontar esta falha ao PS e a JS a quem (não entendo como) a organização desta BlogConf foi conotada. Esta conferência não está em nenhum lado atribuída ao PS e tem como objectivo claro estender-se a todos os líderes políticos que concorrem a estas legislativas. Claro que já estamos todos (quem pensa com a sua cabeça e não com ideias feitas e jardinismos bacocos) mais que habituados a que a mínima centelha negativa com o nome de José Sócrates misturado, se transforma num fogo descontrolado... são dignos herdeiros do incendiário grego Heródoto.

Mas voltando ao que interessa, foram hoje disponibilizados os vídeos da mesma através do SAPO e para nos facilitar a vida o Ricardo Martins colocou a lista de vídeos por ordem cronológica no seu Troca o Passo.

Para os mais distraídos convém lembrar que a BlogConf, juntou 20 bloggers que se inscreveram para o efeito para colocarem perguntas a JS. E durante 3h e 40m foi isso que se passou, um diálogo saudável entre um político profissional e cidadãos das mais variadas orientações políticas, alguns que apoiam este governo e outros que podem ser justamente e sem remorsos, designados por "lojistas de política dos 300". Ainda assim tudo decorreu dentro de um clima de boa disposição e respeito, nada que se pareça com o "forrobodó" de manha, agressividade e ordinarice, que têm sido os debates quinzenais na Assembleia da República, inaugurados por este governo.

José Sócrates confirma mais uma vez uma capacidade dialética e preparação que não são de todo comuns entre a classe política nacional, com apenas uma folha A4 na frente e apoio esporádico dos assessores, respondeu de forma elegante e confiante a todas as perguntas, mostrando mais uma vez que faz os trabalhos de casa em vez de usar frases feitas e empregar estratégias políticas corriqueiras. Mais do que o charme que alguns twitters lhe foram atribuindo, penso que a palavra mais correcta para designar esta capacidade num político ou dirigente, é carisma... qualidade rara e que se pedia existir em todas as cores políticas, pelo menos por quem deseja a variedade política no nosso país, como algo que contribui para a melhoria da sociedade.

Importa também frisar que nestas respostas tivemos algo ainda menos comum, humor no debate político. Digo honestamente que me ri a bom rir várias vezes enquanto assistia às diferentes intervenções, com ponto alto na resposta a uma pergunta relativa às obras públicas... "devemos apostar mais em pequenas obras públicas, como as rotundas?! Voltámos à política das rotundas?"

A única altura em que houve problemas foi com a intervenção de Tiago Ramalho, do Afilhado e Jamais que tentou fazer uma chico-espertice ao falar de números estatísticos presentes na imprensa, citados de outro blogger afiliado ao PSD, sem ter a decência de fornecer os mesmos números e a fonte, para que fossem analisados e se tentasse responder de forma clara... números que mostravam uma confusão qualquer ao misturar o plano de avaliações da Função Pública, relativo aos funcionários não docentes do Ministério da Educação e a avaliação dos professores que corresponde a outro modelo, cujos dados não podem surgir misturados em nenhuma estatística. Ou seja, a velha manha que o PSD tem usado nos últimos anos, de lançar suspeitas para o ar, não importando a veracidade das mesmas... isto por parte dos auto-proclamados donos da verdade política em Portugal!

Houve pontos muito positivos que penso que darão frutos, em relação à melhoria da segurança online para as crianças e jovens abrangidos pelos programas e-Escolinhas e e-Escolas sugestão de Tito Morais, o alerta de Ana Martins para os cidadãos portadores de deficiência, em especial para o problema do autismo e o assumido chumbo do nuclear em favor da energias renováveis, em resposta à questão de Raquel Silva. Foi referida a intenção programática de criar um subsídio de desemprego para os jovens desempregados, um subsídio social para famílias trabalhadoras, que não reunem rendimentos que as coloquem acima do limiar de pobreza e outras que não me interessa referir, pois não sou nenhum "delegado de propaganda eleitoral".

Em conclusão, considero esta primeira BlogConf extremamente positiva e mais esclarecedora que os debates políticos desta campanha legislativa serão e é por isso que quero deixar aqui a minha expressa vontade para que esta conferência seja alargada a TODOS os líderes partidários e de movimentos que concorrem a estas eleições.

Estou extremamente curioso de ver uma prestação de Manuela Ferreira Leite, aliás estou à espera de perceber melhor as ideias desta, apesar de ter reticências a "arautos da verdade" e adeptos de "suspensões de democracia", que ainda por cima podem ser metaforicamente combinados numa Fátima do século XXI, que vem trazer a verdade aos fiéis portugueses. Percebo o desespero dos simpatizantes do PSD em criticar venenosamente e difamar esta organização por uma falha técnica, atitude justificada por um pânico motivado pela falta de confiança que têm na sua líder. Não se preocupem, Ferreira Leite se quiser terá uma boa prestação, que seja esclarecedora dos seus argumentos, ideias e ideais! Mas talvez seja esse o medo...

Sem comentários:

Enviar um comentário