capítulos anteriores



No seguimento dos vários comentários ontem enviados para o artigo sobre a Companhia das Letras, foram-me indicadas várias notícias de há alguns meses atrás que lançavam suspeitas sobre a nomeação e posterior demissão do senhor João Oliveira, para Director de Comunicação da CP.

Não sendo jornalista, nem fazendo pretensões de o intentar ser passo, exponho a minha interpretação dos factos noticiados.

O senhor João Oliveira terá sido nomeado para Director de Comunicação da CP em Novembro de 2008 (até aqui nada de mal), sendo que após este facto vários jornais alertaram para o facto do mesmo ser director das empresas Excess Publicidade e Companhia das Letras, que nos dez últimos anos teriam prestado serviços de comunicação à CP no valor de 69 mil euros.

De forma a não ser acusado de conflito de interesses, terá nessa altura renunciado à função de director das empresas mencionadas e à sua quota de sócio. No entanto, essas funções foram incumbidas à sua mulher e filha, ou seja, mantidas dentro do seu controlo.

Explico de uma forma mais simples, o senhor João Oliveira enquanto principal prestador de serviços da CP, foi nomeado para comandar exactamente o cargo a quem competia decidir a empresa à qual a CP pedia a prestação desses serviços. Ao mesmo tempo que manteve uma ligação à empresa e que, passo a citar o próprio em declarações ao 24 Horas, "não via razões para que as duas firmas da família deixassem de fornecer a CP". Noutras palavras, monopólio!

Confrontado com as notícias e após a abertura de um inquérito pelo ministro Mário Lino, foi obrigado a demitir-se do cargo de forma a evitar processos.

Não satisfeito com a fuga à razia, parece ter nos meses seguintes aceite 2 estagiários pelo IEFP, que denunciaram o contrato de estágio por falta de pagamento da bolsa e em Maio deste ano, decide repetir a proeza com 3 novos estagiários, Márcio Godinho, Tiago Almeida (eu próprio) e um terceiro colega que prefere manter o anonimato, sendo que desta vez nem existia qualquer contrato celebrado com o Centro de Emprego.

Fontes:
IOL
Jornal de Notícias
Página 15 do 24 Horas

2 comentários:

  1. eu apoiava-te até me aperceber que lês o 24horas.

    ResponderEliminar
  2. LOL Não "leio" o 24 Horas, foi-me indicada essa noticia como fonte :P

    ResponderEliminar